Em matéria de Alojamento compete ao Departamento:
• Proporcionar aos estudantes uma habitação condigna;
• Facilitar a inserção dos estudantes no meio académico;
• Gerir e assegurar o funcionamento dos lares;
• Definir mecanismos de gestão das residências;
• Propor aos órgãos competentes o regulamento das residências e as normas de sua utilização;
• Zelar pelo cumprimento dos regulamentos em vigor;
• Coordenar com outras instituições as formas de acolhimento dos estudantes;
• Fazer e manter actualizado o inventário dos lares;
• Organizar os editais/processos de candidatura ao alojamento e submetê-los a decisão superior;
• Estabelecer uma metodologia de divulgação das informações relativas ao alojamento;
• Garantir a actualização permanente do efectivo;
• Zelar pela manutenção e conservação do equipamento e instalações afectos á D.S.S.;
• Propor a aquisição de bens materiais destinado ao uso colectivo e/ou particular pelos estudantes;
• Controlar e garantir o uso racional das vagas nos lares;
• Coordenar as actividades da repartição de alojamento;
• Enviar a informação necessária aos órgãos superiores;
• Garantir/criar condições para o transporte de estudantes.

Em matéria de Alimentação compete ao Departamento:
• Assegurar o funcionamento das unidades de alimentação;
• Propor as normas a que deve obedecer a utilização e funcionamento dos refeitórios;
• Assegurar uma correcta gestão dos refeitórios;
• Zelar pela manutenção e conservação do equipamento e as instalações que lhe forem afectadas;
• Seguir políticas de racionalização dos custos das refeições;
• Propor a ampliação de infra-estruturas para refeitórios universitários;
• Definir mecanismos de acesso aos refeitórios da U.P.;
• Manter os serviços competentes informados sobre os gastos do sector;
• Enviar os elementos necessários para a elaboração dos orçamentos e relatórios anuais;
• Compete ainda ao Departamento de Alojamento a Alimentação Velar pela gestão de bolsas.

Em matéria de bolsa compete:
• Incrementar número de bolsas;
• Assegurar a divulgação de informações relativas a bolsas de estudos;
• Coordenar com outras direcções a forma de angariação de financiamento de bolsas;
• Os financiamentos;
• Organizar os processos individuais;
• Coordenar com as Direcções do Registo Académico e das Faculdades as formas de análise e controle das candidaturas à bolsa de estudo;
• O Chefe de Departamento deve elaborar relatórios periódicos sobre a situação dos lares e apresentar o plano anual de actividades.

Em matéria de Gestão de Edifício ou instalações pelo Administrador da Residência Universitária:
O Administrador do lar é responsável da(s) residência(s) estudantil(s) da UP e é para todos os efeitos equiparados ao chefe de repartição Central da UP, para a prossecução das suas actividades compete-lhe:
1. Manter o chefe de Departamento de Alojamento e Alimentação informado de todas a ocorrência e irregularidades na(s) residência(s) universitária(s);
2. Controlar e gerir os recursos humanos e matérias afecto(s) à(s) residência(s);
3. Supervisionar, coordenar, controlar e avaliar todas as actividades da(s) Comissão(comissões) de estudantes instituídos na(s) residência(s);
4. Fazer cumprir os regulamentos de acesso ao alojamento;
5. Fazer cumprir os regulamentos de acesso ao(s) refeitório(s);
6. Fazer a fiscalização geral da(s) residência(s) universitária(s)
7. Controlar e fiscalizar o pessoal de limpeza e segurança na(s) residência(s);
8. Registar e participar ao chefe de Departamento todas as actividades do sector e irregularidade(s) na(s) residência(s) universitária(s);
9. Participar e propor sanções aos infractores aos Regulamentos de Acesso ao Alojamento e ao Refeitório.
10. Controlar e garantir a correcta distribuição dos produtos e material de higiene e limpeza, produto de manutenção e qualquer outro tipo de produto necessário na(s) residência(s) universitária(s);
11. Inventar e controlar todo o material, mobiliário e equipamento existente na(s) residência(s) universitária(s);
12. Requisitar e distribuir roupa de cama para a(s) residência(s) universitária(s);
13. Fazer visitas regulares à(s) residência(s) universitária(s).

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