Fazer cumprir as disposições legais constantes do Estado Geral dos Funcionários e Agentes do Estado e legislação complementar, bem como as directrizes e normas do sistema de gestão de recursos e as específicas da UP;
Elaborar as normas de funcionamento e apoiar a sua implementação Controlar as actividades relativas a recrutamento, selecção, manutenção e
desenvolvimento dos recursos humanos, de acordo com as directrizes do Governo e as necessidades da Universidade;
Organizar e manter actualizado o sistema de informação de recursos humanos da Universidade Pedagógica, de acordo com as normas definidas pelos órgãos
competentes;
Coordenar, orientar e controlar a aplicação das normas relativas á política salarial definida pelo Governo;
Garantir a formação e desenvolvimento dos recursos humanos da Universidade Pedagógica;
Preparar e controlar a execução de contratos com o pessoal nacional e estrangeiro em conformidade com os planos de funções estabelecidos e as disposições legais vigentes sobre a matéria;
Organizar acções de apoio ao corpo técnico administrativo afecto as recursos humanos da Universidade Pedagógica;
Zelar em coordenação com a Comissão de Bolsas, os aspectos administrativos da atribuição de bolsas de estudos.